quarta-feira, 21 de julho de 2010
Exemplo de projeto para o folclore
Proposta de projeto pedagógico sobre folclore.
PROJETO FOLCLORE – O folclore brasileiro de norte a sul
1. Apresentação
Turmas: todas as séries
2. Período: Tarde
Duração: 15 dias
3. Justificativa: Todo e qualquer ser humano tem cultura. A cultura vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde que nascemos. Alguns fatores que agem diretamente ou indiretamente na construção da cultura individual são: família, grupos sociais a que pertencemos, o conhecimento que adquirimos da cultura científica, tecnológica, artística, literária, religião, meio ambiente, lembranças do passado, trabalho, estudo, o sistema político, contexto econômico, além de outros. O fato é que esses fatores nunca agem isoladamente. Eles dependem uns dos outros, convivem e formam uma rede de relações na qual somos inseridos. Ao mesmo tempo em que recebemos a herança cultural, agimos e produzimos cultura. Dessas relações extraímos os valores em que acreditamos como solidariedade, afeto, respeito, violência. Esse conjunto de valores transmitidos por nosso grupo social é nossa identidade. O Brasil apresenta grande diversidade no campo cultural. Seu folclore é riquíssimo.
O Folclore é um dos principais fatores de identificação de um povo e de sua nacionalidade.
As crianças vivem num mundo imaginário onde são capazes de pensar e agir imitando situações variadas. Com isto, vemos a importância de se trabalhar o Folclore. Pensamos aqui, no Folclore como um grande quebra-cabeça, um grande brinquedo, em que cada peça é fundamental: as danças, as lendas, as brincadeiras, as parlendas, as adivinhações, as cantigas, as receitas, os brinquedos, etc. Essas são as peças que formam esse jogo chamado cultura brasileira. Quanto mais se brinca com esse jogo mais se conhece a cultura do nosso país.
4. Objetivo:
-Promover o desenvolvimento integral das crianças, dentro de um ambiente com propostas lúdicas e de cunho educativo, pois a cultura de um povo é um bem precioso que deve ser cultivado. E nosso objetivo é tirar a poeira da palavra Folclore e brincar com as possibilidades que ela oferece;
-Reconhecer a importância cultural do folclore;
-Valorizar textos folclóricos considerando-os como patrimônio cultural que deve ser preservado;
-Utilizar linguagem oral e escrita e artística, explorando riquezas dos textos folclóricos
-Reconstruir código lingüístico e artístico;
-Exercitar fantasia e imaginação através de pesquisa e reconstruções;
-Desenvolver o habito da pesquisa;
-Observar estrutura e características culturais;
-Estimular produções artísticas individuais e coletivas;
-Desenvolver gosto pelas musicas e danças culturais;
-Estimular raciocínio e atenção;
- Levar o aluno a tomar contato com algumas manifestações de cultura popular;
-Reconhecer e divulgar a importância do Folclore;
- Estimular e desenvolver a imaginação e criação;
-Desenvolver o habito de pesquisa;
-Incentivar o gosto pela leitura, arte, musica e dança;
-Valorizar a cultura popular;
5. Conteúdos
a) Conceituais: Construir conceitos com as crianças sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas.
b) Procedimentais: Permitir que as crianças se apropriem de conhecimentos da cultura humana como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar, etc.
c) Atitudinais: Incentivar a valorização e o respeito pelas diferentes formas de viver de diferentes grupos e pessoas.
6. Áreas
a) Formação Pessoal e Social: socialização, respeito, valorização do outro, autonomia, iniciativa.
b) Linguagem Oral e Escrita: fala diálogo, argumentação, parlenda, trava língua, adivinhações, cantigas, escrita, receita, leitura, lendas, textos informativos.
c) Natureza e Sociedade: história dos brinquedos e brincadeiras, diferentes formas de cantar, brincar e contar histórias.
d) Movimento: dança brincadeiras.
e) Música: cantigas.
f) Arte: artesanato.
g) Matemática: construção de brinquedos (formas, cores, medidas, receitas).
7. Recursos: livros e revistas (fontes de informação), sucata, papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, filme fotográfico.
8. Avaliação: A observação das formas de expressão das crianças, de seu envolvimento nas atividades e satisfação nas próprias produções será um instrumento de acompanhamento do trabalho que ajudará na avaliação e no replanejamento da ação educativa.
9. Atividade Culminante: Exposição para os pais, do, O folclore brasileiro de norte a sul através de fotos, materiais de pesquisa, materiais coletados e confeccionados pelas crianças e apresentações.
Você sabia que...
... A palavra folclore vem do inglês: folk quer dizer povo e lore, saber. Logo, significa “ciência ou sabedoria do povo”. Tudo aquilo que o povo sabe, inventa, aprende, ensina. Portanto, está muito mais perto de nossas vidas do que podemos imaginar. O termo foi criado em 1846 pelo arqueólogo inglês Williams Jonh Thoms... A primeira pessoa a estudar o folclore brasileiro foi o poeta Amadeu Amaral, que morreu em 1929... Além das histórias e seus personagens, o folclore está representado em músicas e danças.
Conteúdo:
v 1ª série:
Brincadeiras folclóricas
v 2ª série:
Adivinhações, Parlendas e trava-línguas
v 3ª série:
Receitas folclóricas
v 4ª série:
Folclore Urbano
Lendas Urbanas
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Obrigada por se tornar a nova seguidora de meu blog. Amei!!
ResponderExcluirOlá, Elis!
ResponderExcluirOutro dia segui você, agora que chegou o fim de semana posso ficar aqui com calma lendo tudo....
É muito bom termos acesso a projetos atuais e também compartilharmos os nossos, essa troca é muito rica e nos ajuda muito, principalmente quando estamos sem inspiração.
Parabéns pelos belíssimos trabalhos.
Bjs
Chris
Acho importante a comemoração do folclore nas escolas, pois aproxima a criança da cultura popular. Os pais de minha esposa são do interior, eram colonos em fazendas e sempre contam os "causos" que ouviam na infância.
ResponderExcluirJefhcardoso do
http://jefhcardoso.blogspot.com
amiga blogueira,
ResponderExcluirsuas postagens são muito interessantes, mas eu acredito que, você deveria escrever mais, tanto pelo fato delas serem como disse interessantes como pelo fato de serem agradáveis de serem lidas.
felicidades
fábio luís stoer
Gostei muito da proposta de valorização de nossa cultura. Foi uma ótima opção para o minha docencia em sala de aula.
ResponderExcluirmuito obrigado....seu modelo foi de grande ajuda para meu projeto aqui em Belém.
ResponderExcluiraaaameeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiii simplissmeenteeee ajuudooo muuuitooo :)
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