quinta-feira, 18 de agosto de 2011
Laban – alguns conceitos
Laban, coreógrafo, precursor da dança contemporânea, se dedicou a análise e estudo do movimento e de suas relações com as emoções:
Não há espaço sem movimento, nem movimento sem espaço.
O espaço é o aspecto invisível do movimento, e o movimento é o aspecto visível do espaço.
Ouvir humildemente o que o espaço nos fala, qual movimento nos pede/oferece.
Relações entre corpo / forma / espaço / esforço = ação – emoção – desejo
Espaço não é só um lugar, é o lugar da relação.
Lugares “corpoespaço”.
Fluir no ar como no mar.
O movimento se dá utilizando o espaço, interna ou externamente.
Quando se está em espaço interno não se está perdido.
Esforço – atitude interna com relação ao espaço.
Relação entre lugar e transporte de energia – não é preciso se mexer para energia se movimentar.
Espaço interno – respiração.
Localizando-se em espaços diferentes dentro do corpo, sente-se diferentes sensações. Coluna – tubo vertical.
Mobilidade se dá somente pelo espaço – lugar de troca da relação.
Espaço externo – domínio do movimento – esfera de movimento, limite onde eu alcanço = quenoesfera (“skeno” = cena / corpo)
Os lugares descritos por Laban são não fixos, parados, estagnados, específicos.
Pode-se romper a quenoesfera através de esforço motivado por desejo.
Não é só um corpo tonificado muscularmente que se precisa para dançar.
Dançar é relação com o espaço.
Duas dimensões / tensões : lateral e sagital / vertical e horizontal.
Dimensão sagital – p frente / p trás
Dimensão lateral – plano da porta, lateralidade
Pessoa ao lado: ouvir = lateral / falar = sagital
Tensão vertical : construção da tensão vertical envolve a percepção / comparação / angulação da/com a dimensão horizontal. Leveza – tensão vertical para cima – balé clássico – contrapõe gravidade. Força – tensão para baixo – bronca – aumenta Peso, acresce gravidade.
Tensão horizontal : quando fecho = relação direta / quando abro = relação indireta. Por exemplo, responder a pergunta a uma pessoa (direto) ou para todos da platéia (indireto) ou o maestro regendo um só instrumento (direto) ou toda a osquestra (indireto).
Dimensão Sagital : relação com o tempo – tempo interno (urgência ou passeio). Avanço = tempo calmo. Recuo = tempo rápido
LEVE p cima
FORTE p baixo
DIRETO – cruzando, fechando
INDIRETO – abrindo, esparramando
LENTO – avançando
RÁPIDO – recuando
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Com a mesma tranquilidade vc expõe suas idéias. Parabéns pela postagem!
ResponderExcluirAproveito para divulgar o Cultura na rede que disponibiliza na íntegra o texto sobre o filme. Taare Zameen Par– Every Child is Special, com tradução de “Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial" é um filme de produção indiana e uma obra prima até então ator e produtor Aamir Khan, que no filme assume o papel do professor Ram Shankar Nikumbh.
O filme é o relato da história de Ishaan Awasthi, um garoto de nove anos, disléxico, que é incompreendido pela escola e sofre pelo desconhecimento e abandono dos pais, que se preocupam apenas em torná-lo produtivo, competente para o trabalho e apto à concorrência.
http://culturanateia.blogspot.com/2011/09/bela-sensivel-impactante.html
Sua contribuição é importante. Deixe seu comentário nesta obra!
Abraços
Luiz