Projeto: Festa das Cores
Elaborado por: Prof. Elisangela
Elaborado por: Prof. Elisangela
1) Tema: As cores e suas diversas transformações
2) Objeto Detonador : Este projeto tem o objetivo de fazer com que os alunos conheçam as cores e formas que estão presentes em todos os ambientes em que vivem.
3) Justificativa pedagógica: Proporcionar aos alunos a visualização e exploração do universo das cores, ajudando-os a identificá-las.
4) Objetivos pedagógicos:
Conceituais:
• Nomear cores.
• Identificar cores e formas.
• Reconhecer as diferentes cores.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar o campo visual
• Identificar as cores no seu cotidiano
• Nomear cores.
• Identificar cores e formas.
• Reconhecer as diferentes cores.
• Desenvolver percepções visuais e auditivas.
• Ampliar o campo visual
• Identificar as cores no seu cotidiano
Procedimentais:
• Aprender a usar as cores.
• Conhecer e nomear as cores.
• Reconhecer as cores e formas utilizadas pelo mundo.
• Aprender a usar as cores.
• Conhecer e nomear as cores.
• Reconhecer as cores e formas utilizadas pelo mundo.
Atitudinais:
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar as cores.
• Apreciar as artes visuais.
• Demonstrar e interessar-se pelo mundo social e natural.
• Reconhecer, identificar e valorizar as cores.
5) Janelas:
• Artes visuais.
• Linguagem escrita e oral.
• Música.
• Artes visuais.
• Linguagem escrita e oral.
• Música.
6) Etapas pedagógicas:
- Conversar sobre as cores primárias e secundárias e pedir que as identifiquem em seu redor. Falar sobre o arco-íris, se sabem o que é, se já viram algum.
- Ouvir a música arco-íris da Xuxa e aquarela do Toquinho, acompanhando o ritmo com a aula.
- Conhecer as diversas cores fazendo experiências e as misturando.
- Nomear as cores a partir de uma dinâmica em grupo:
- Conversar sobre as cores primárias e secundárias e pedir que as identifiquem em seu redor. Falar sobre o arco-íris, se sabem o que é, se já viram algum.
- Ouvir a música arco-íris da Xuxa e aquarela do Toquinho, acompanhando o ritmo com a aula.
- Conhecer as diversas cores fazendo experiências e as misturando.
- Nomear as cores a partir de uma dinâmica em grupo:
Tempo Estimado: 25 minutos.
Material: Fita adesiva, 5 cartolina de cores diferentes cortadas uma de cada cor no tamanho de uma folha de papel ofício.
Cortadas no tamanho que de para colar na testa de cada um.
Descrição: Pedir para que os participantes formem um circulo e que fechem os olhos.
O professor deve pregar na testa ou na costa de cada um uma cor, e logo depois as cinco cartolinas de cores diferentes do tamanho de papel ofício, devem ser colados cada um em uma parede da sala.
O professor pode pedir par abrirem os olhos e que não podem conversar até o termino da dinâmica. O professor deve explicar que eles terão um certo tempo para descobrirem sua cor e se destinar para perto da parede que tenha a sua cor. E tudo isto sem poderem ser comunicarem.
E os que não conseguirem terão que pagar uma prenda.
Material: Fita adesiva, 5 cartolina de cores diferentes cortadas uma de cada cor no tamanho de uma folha de papel ofício.
Cortadas no tamanho que de para colar na testa de cada um.
Descrição: Pedir para que os participantes formem um circulo e que fechem os olhos.
O professor deve pregar na testa ou na costa de cada um uma cor, e logo depois as cinco cartolinas de cores diferentes do tamanho de papel ofício, devem ser colados cada um em uma parede da sala.
O professor pode pedir par abrirem os olhos e que não podem conversar até o termino da dinâmica. O professor deve explicar que eles terão um certo tempo para descobrirem sua cor e se destinar para perto da parede que tenha a sua cor. E tudo isto sem poderem ser comunicarem.
E os que não conseguirem terão que pagar uma prenda.
7) Encerramento do projeto Com a festa das cores: Servir suco e gelatinas coloridas
Brincadeiras para o dia-
- Uma dica é fazer um bingo de cores;
- Saco surpresa - colocar objetos de diferentes cores e depois de manusearem os objetos, eles terão que descobrir qual a cor de cada objeto.
- Pedir para que pintem um desenho abstrato de acordo com a musica que estão escutando.
- O professor também poderá espalhar pela sala ou pátio, cartões de várias cores, ele coloca uma música para tocar, assim que a música parar, as crianças terão que subir em um tapetinho e gritar o nome da cor do tapete, para dificultar a brincadeira, o professor poderá pedir que evitem repetir cores, se a criança sentou no vermelho, ele não pode mais sentar no vermelho, somente nas demais cores, assim o professor trabalha cores, observação, memorização, oralidade etc.
- Baladinha com máscara confeccionada pelos alunos e músicas diversificadas.
8) Duração: uma semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário