segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Capas para dividir os cadernos por disciplina

3 comentários:

  1. Professora, qual a sua opinião sobre a "cópia", aquela prática nas séries iniciais? Li há pouco uma postagem sobre o assunto e ao acessar seu espaço - maravilhoso - percebi pelo seu arquivo que minha pergunta pode ser pertinente.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Léa,na minha opinião muitos educadores pecam em achar que a criança aprende apenas copiando, isso na verdade acaba prejudicando o processo de aprendizagem, ou seja o que deveria ser espontâneo e significativo tem o efeito contrário. O professor acaba não tendo paciência para explorar a oralidade e assim gerar a aescrita espontânea. Então faz com que a criança faça cópias e mais cópias sem um significado.A criança pode saltar de um texto para o outro a partir de uma conversa cotidiana. A escrita acaba vindo primeiro. Forçam a criança a escrever desde muito cedo. Treinam uma escrita. Querem que aprenda a leitura pela escrita. A leitura e a oralidade têm de vir na frente.

    ResponderExcluir
  3. Como é complexo ensinar para crianças. Ensinei meus filhos, aliás, fiz a minha parte em casa mostrando figuras, lendo histórias, aproveitando fatos do cotidiano para outras descobertas. Nem sabia de fato o que estava fazendo, mas valeu a pena!

    Ainda bem que sou professora de alunos de outras faixas etárias. É mais fácil. Principalmente quando sabem o que estão lendo.

    Quanto à sua visão sobre "cópias" confirma o que li a respeito. Muito bem!

    Obrigada pela visita.

    ResponderExcluir