Tema
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Música:
Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
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Música:
Compreensão da música como produto cultural e histórico
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Música:
Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da
linguagem musical
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Música:
Compreensão da música como produto cultural e histórico
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Música:
Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
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Música:
Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da
linguagem musical
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Dados da Aula
O que o
aluno poderá aprender com esta aula
Ter contato com diversas manifestações de música
corporal, através da observação de vídeos.
Fazer um levantamento de sons possíveis de música
corporal.
Criar uma grafia para os sons corporais listados.
Vivenciar a pulsação e ostinatos rítmicos por meio
de exercícios de percepção rítmica.
Explorar possibilidades de timbres diversos de sons
corporais.
Duração
das atividades
Uma aula
de 50 minutos.
Conhecimentos
prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal
- livre ou não.
Estratégias
e recursos da aula
Ressaltar que a música corporal consiste em uma
ferramenta valiosa (porém não exclusiva) para o ensino-aprendizagem em música,
visto que dispensa recursos materiais (como a utilização de instrumentos
musicais) e é acessível a qualquer pessoa, em qualquer situação.
Esta aula é uma introdução às aulas posteriores, as
quais apresentarão jogos com música corporal, de forma mais sistemática.
Grupo Barbatuques
Slammin All-body Band
Observações:
1) "Ostinato" - motivo ou frase musical
que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
2) Usaremos os termos “música corporal” e
“percussão corporal” para nos referirmos à mesma prática musical que utiliza o
corpo como recurso sonoro. Keith Terry, músico corporal americano e grande
referência no meio, prefere usar o termo “música corporal” (body music), por considerá-lo mais
completo (podendo abarcar os sons produzidos pela voz, respiração, entre
outros).
Atividade
1 – Exibição de vídeos de percussão/música corporal
Coloque os vídeos abaixo para seus alunos, pedindo
que observem os sons produzidos em todas as práticas musicais. É desejável que
os alunos tenham em mãos um caderno para anotações que considerarem
interessantes. Durante as exibições, contextualize as práticas e faça
questionamentos que instiguem ainda mais a observação e análise crítica por
parte dos alunos, como:
1) Quais os sons corporais predominantes na música
“x”?
2) De que maneira os sons são produzidos?
3) Quantos timbres foram apresentados com a mesma
parte do corpo (por exemplo, mãos)?
4) As apresentações são compostas apenas de sons
(você deverá falar sobre outros aspectos importantes que compõem o espetáculo,
como iluminação, movimentação, cena, figurino etc.)?
É importante ressaltar que existem vários estilos
de música/percussão corporal em todo o mundo, que refletem aspectos culturais
dos locais onde são praticados. Como exemplo, cite o caso do grupo brasileiro Barbatuques,
que utilizam gêneros musicais brasileiros como o maracatu, o baião, o samba,
entre outros.
Sugerimos os seguintes vídeos, que apresentam
diferenças quanto à utilização do corpo:
Barbatuques –
“Barbapapa’s groove”
International Body Music
Festival (vários estilos)
Keith Terry and Evie Lamin - Body Percussion /
Clogging Trades
Body Tjak
Atividade
2 – Levantamento de sons corporais
Após a exibição dos vídeos, escreva no quadro os
sons corporais mais recorrentes nas anotações dos alunos, criando nomenclaturas
para os mesmos, junto à turma. Como exemplo para os diferentes tipos de palmas
que possam surgir, sugerimos as seguintes denominações:
1) "Palma
concha" –
as duas mãos batem uma na outra, em formato côncavo, semelhante a uma concha,
produzindo um som grave.
2) "Palma
estrela" – as duas
mãos batem uma na outra, esticadas e com os dedos separados uns do outros,
produzindo um som agudo.
3) "Palma
estalada" –
as duas mãos batem uma na outra, sendo que uma delas bate no centro da palma da
outra mão, com apenas três dedos, produzindo um som estalado e agudo.
Outras nomenclaturas para sons corporais: "estalo de língua"; "palma de boca" (mão
que percute na cavidade bucal aberta, produzindo sons graves e agudos, conforme
a abertura da boca); "mãos no
peito"; "mãos na
coxa", entre outros.
Atividade
3 – Criação de grafia para os sons
Como desdobramento da Atividade 2, crie, junto à
turma, símbolos que representem os sons corporais listados, incorporando-os à
lista escrita no quadro (ou lousa). Sugerimos alguns símbolos abaixo:
1) "Palma concha" – ( )
2) "Palma estrela" – desenho de uma
estrela
3) "Palma estalada" – X
Atividade
4 – Experimentação de sons, execução e grafia
Divida a turma em grupos, os quais deverão portar
suas anotações. Os grupos deverão experimentar todos os sons corporais
possíveis. Você deverá fazer o papel de mediador, ou seja, deixar que os alunos
descubram por si mesmos os sons, mas intervir para fazer alguma contribuição.
Ao final da experimentação, proponha o seguinte jogo:
cada grupo deverá apresentar uma sequência de cinco sons corporais ao restante
da turma, a qual deverá grafar a sequência de acordo com os símbolos
previamente estabelecidos (cada grupo apresentará sua sequência de símbolos). A
cada apresentação, você deverá conferir se os símbolos utilizados pela turma
correspondem às sequências sonoras executadas, e verificar, junto à turma, as
possíveis falhas na comunicação destes sons.
Recursos da aula
1) DVD player e aparelho de TV ou data show com
computador com acesso à internet, para exibição dos vídeos.
Em música, um ostinato é um motivo ou frase musical que é persistentemente repetido numa mesma altura. A ideia repetida pode ser um padrão rítmico, parte de uma melodia ou uma melodia completa.1
Basso ostinato (também chamado de baixo ostinato; em inglês "ground bass") é uma parte do baixo ou linha do baixo que se repete continuamente como um ostinato enquanto a melodia, e possivelmente a harmonia feita sobre ele, se altera. Foi desenvolvido já no Século XIII e usado com frequência da era barroca em diante.
Avaliação
O (a) professor (a) deverá avaliar se os alunos:
1) assistiram aos vídeos e responderam, de maneira
satisfatória, às questões levantadas durante a exibição, evidenciando
observação ativa e análise crítica, na Atividade 1;
2) participaram ativamente do levantamento de sons
corporais na Atividade 2, contribuindo de forma positiva para o andamento da atividade;
3) participaram ativamente da criação de grafia
para os sons listados, na Atividade 3;
4) participaram ativamente da experimentação de
sons, demonstrando interação com os demais integrantes do grupo e respeitando
as colocações alheias, na Atividade 4;
5) associaram os sons corporais produzidos às suas
representações gráficas, na Atividade 4.
Olá, Elis,
ResponderExcluirPassando para deixar um abraço pós-carnaval.
Araceli
www.pedradosertao.blogspot.com.br