quarta-feira, 20 de maio de 2009

Concordância Verbal

1) Complete adequadamente os espaços com as formas verbais dos parênteses.
a- Todo o país aguardava o pronunciamento: o ministro da fazenda ou próprio presidente ____________ os novos rumos da economia.(anunciaria/anunciariam)
b- A irritação do proprietário ou a necessidade do posseiro _____________ o conflito e ninguém conseguia resolver o problema. (aumentava/aumentavam)
c- O caminhão de transporte com o carro do prefeito ____________ de frente.(chocou-se/chocaram-se)
d- Nem o marido nem o filho___________ que o técnico viria consertar a máquina.(avisou/avisaram)
e- Tanto o noticiário da televisão como o noticiário da principal rádio não ______________ o acidente.( comunicou/comunicaram)
f- A carne de primeira, a carne de segunda, frango, peixe, tudo _______________ sendo vendido com preço fora da tabela.(estava/estavam)
g- Os jogadores, o preparador físico, os dirigentes, ninguém______________ o técnico da seleção.(localizou/localizaram)
h- O saber falar e, principalmente, o saber ouvir_______________ ser suas principais qualidades.(parecia /pareciam)
i- As aventuras de Robinson Crusoé________________ a sonhar com as ilhas desertas ( ensinou-me/ensinaram-me)

2) Substitua os verbos existir e acontecer pelo verbo haver.
Modelo: Ontem aconteceram vários assassinatos.
Ontem houve vários assassinatos.
a- Atualmente não existem lugares tranqüilos na cidade.
b- Naquele país aconteceram vários golpes militares.
c- Talvez ainda existam ingressos para o jogo de hoje.

3) Faça as modificações indicadas e altere, se necessário, a concordância. Nos casos em que houver duas concordâncias possíveis, indique-as:
a) O pescador e seu amigo caíram na correnteza do rio. (comece pelo verbo)
b) Os amigos, os vizinhos, os colegas, todos o ajudaram.(troque todos por ninguém)
c) O desespero e a fome o torturavam diariamente.(troque fome por aflição)
d) A indignação, o medo, a solidão levaram-me ao desespero.(troque medo por raiva e solidão por ódio)
e) Minha irmã e você ficarão responsáveis pelo trabalho.( troque você por eu)
f) O motorista, ela e eu vimos o acidente.( troque eu por tu)

4) Complete as frases com os verbos dos parênteses no tempo pedido.
a- Não só a área rural mas também a área urbana(/) de mudanças.(necessitar presente do indicativo)
b- Sou eu quem (/) o serviço de casa. (fazer- presente do indicativo.)
c- Isso (/) dores - de – cotovelo. (ser- presente do indicativo)

2 comentários:

  1. Olá Elis
    Poderia me passar o gabarito dos exercicios para eu poder conferir.
    muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Olá Elis poderia me passar o gabarito dos exercicios pora fazer o conferencia dos mesmos. obrigada

    ResponderExcluir