terça-feira, 12 de maio de 2009

Exercícios de coesão e coerência

Coesão e Coerência

Um dos problemas encontrados com mais frequência nos textos é a falta de coesão e de coerência. É comum encontrarmos textos que iniciam com um tema e terminam com outro, mostrando falta de unidade, falta de coerência. Além da falta de coerência, há falta de coesão, o que torna, muitas vezes, os períodos ininteligíveis.
Mas, o que é coerência e o que é coesão?
Comecemos pela organização textual. Todo texto é composto por uma macroestrutura e uma microestrutura.
A macroestrutura refere-se à coerência, ou seja, à manutenção da mesma referência temática em toda extensão. Para que ela exista é necessário:
a) harmonia de sentido de modo a não ter nada ilógico, nada desconexo;
b) relação entre as partes do texto, criando uma unidade de sentido.
c) as partes devem estar inter-relacionadas;
d) expor uma informação nova e expandir o texto;
e) não apresentar contradições entre as idéias;
f) apresentar um ponto de vista, uma nova visão de mundo.

Mas, a coerência é uma característica textual que depende da interação do texto, do seu produtor e daquele que procura compreendê-lo. Muito depende do receptor, de seu conhecimento de mundo, da situação de produção do texto e do grau de domínio dos elementos lingüísticos constantes do texto. Veja no exemplo abaixo a falta desse domínio, o que parece tornar o texto incoerente. Essa incoerência, proposital neste caso, torna o texto uma piada.
- Eu gosto tanto de frango, mas tenho medo de gripe aviária.
- Ah, mas só dá na Ásia, responderam.
- Justo na parte de que eu mais gosto? (Folha de São Paulo, 18 de março de 2006, p. E13).

Há diversos níveis de coerência:
a) Coerência narrativa : respeito às partes da narrativa e à lógica existente entre essas partes.
b) Coerência argumentativa : respeito à estrutura argumentativa e ao raciocínio argumentativo.
c) Coerência figurativa : respeito à combinatória de figuras para manifestar um dado tema. Por exemplo, dizer que tocavam uma música clássica num baile funk.
d) Coerência temporal: respeito às leis da sucessividade dos eventos.
e) Coerência espacial: respeito à compatibilidade entre os enunciados do ponto da localização no espaço. Por exemplo, seria incoerente dizer que 450 pessoas estavam na sala de estar do apartamento.
f) Coerência no nível de linguagem: respeito à compatibilidade entre personagens e receptor e seus respectivos níveis de linguagem. Um personagem não escolarizado, dificilmente, produziria textos no padrão culto.
Portanto, a coerência deve ser entendida como um fator que se estabelece no processo de comunicação. A coerência não existe antes do texto, mas constrói-se simultaneamente à construção do texto, estreitamente relacionada com a intenção e conhecimentos dos interlocutores.

A microestrutura refere-se à coesão, ou seja, ligação das frases, concatenação entre as partes, traços morfossintáticos que garantem o encadeamento lógico.
Para que o texto seja coeso, deve seguir pelo menos um dos mecanismos de coesão:
a) Retomada de termos, expressões ou frases já ditas.
b) Encadeamento de segmentos do texto, feito com conectores ou operadores discursivos, tais como então, portanto, mas, já que, porque...
Veja o exemplo baixo
• As regras foram criadas para o bom funcionamento das tarefas, portanto, aqueles que não as obedecerem serão punidos.
Ao encadear com conectores os segmentos do texto, devemos usá-los de acordo com a relação que queremos dar a essa união. Por exemplo, se quisermos passar a idéia de oposição, deveremos usar as conjunções adversativas mas, porém, contudo, todavia...
As conjunções, pronomes relativos, preposições, elementos conectores, podem ser encontrados em qualquer gramática de língua portuguesa. Há uma delas nas referências bibliográficas abaixo.

- Referências Bibliográficas
CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo. 3 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.

MEDEIROS, João Bosco. Português Instrumental. São Paulo: Atlas, 2007.

NETO, Pasquale Cipro. Nossa língua em letra e música. São Paulo: Publifolha, 2003.

PLATÃO e FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. 5 ed. São Paulo: Ática, 2006.

SIQUEIRA, João H. Sayeg. O texto: movimentos de leitura, táticas de produção, critérios de avaliação. São Paulo: Selinunte, 1990.


- Exercícios

COESÃO TEXTUAL

Junte os pares de orações abaixo, de tal forma que entre elas se estabeleça a relação indicada. Faça as alterações que forem necessárias.

Relação de concessão

a) Seu projeto foi recusado.
b) As explicações foram convincentes.


Relação de finalidade

a) Resolvemos ficar em casa.
b) Assim poderíamos descansar.


Relação de concessão

a) Houve vários imprevistos durante a viagem.
b) Tudo foi cuidadosamente planejado.


Relação de proporção

a) Ele crescia.
b) Ele ficava mais magro.


Relação de comparação

a) Ele era estudioso.
b) Todos os outros alunos da turma eram estudiosos.


Relação de tempo

a) Meus amigos vieram visitar-me.
b) Cheguei de viagem.


Complete o texto abaixo, com as palavras destacadas, de forma a torná-lo coeso e coerente:


A ansiedade costuma surgir___________________se enfrenta uma situação desconhecida. Ela é benéfica_____________prepara a mente para desafios, _________ falar em público. _________________,_____________________ provoca preocupação exagerada, tensão muscular, tremores, in­sônia, suor demasiado, taquicardia, medo de falar com estranhos ou de ser criticado em situações sociais, pode indicar uma ansiedade generalizada, ______________________ requer acompanhamento médico, ou até transtornos mais graves,_______________________ fobia, pânico ou obsessão compulsiva. __________________ apenas 20% das vítimas de ansiedade busquem ajuda
médica, o problema pode e deve ser tratado. _______________ se pro­cure um clínico-geral num primeiro momento, é importante a orientação de um psiquiatra, _____________________prescreverá a medicação adequada. A terapia, em geral, é à base de antidepressivos. "Hoje existe uma geração mais moderna desses remédios", explica o psiquiatra Márcio Bernik, de São Paulo, coordenador do Ambulatório de Ansiedade, da Faculdade de Medi­cina da Universidade de São Paulo. "____________mais eficazes, não provocam ganho de peso nem oscilação no desejo sexua1." Outra vantagem: não apresentam riscos ao paciente caso ele venha a ingerir uma dosagem muito alta.

Fonte: Claudia, nov. 2000.

além de - quando - embora - mas - se - que - que - como - mesmo que - se - como

COESÃO E COERÊNCIA - EXERCÍCIOS
I. Reescreva os trechos fazendo a devida coesão. Utilize artigos, pronomes ou advérbios. Não se esqueça de que a elipse (omissão de um termo) também é um mecanismo de coesão.
1. A gravata do uniforme de Pedro está velha e surrada. A minha gravata está novinha em folha.
2. Ontem fui conhecer o novo apartamento do Tiago. Tiago comprou o apartamento com o dinheiro recebido do jornal.
3. Perto da estação havia um pequeno restaurante. No restaurante costumavam reunir-se os trabalhadores da ferrovia.
4. No quintal, as crianças brincavam. O prédio vizinho estava em construção. Os carros passavam buzinando. As brincadeiras, o barulho da construção e das buzinas tiravam-me a concentração no trabalho que eu estava fazendo.
5. Os convidados chegaram atrasados. Os convidados tinham errado o caminho e custaram a encontrar alguém que orientasse o caminho aos convidados.
6. Os candidatos foram convocados por edital. Os candidatos deverão apresentar-se, munidos de documentos, até o dia 24.
II. Use os pronomes adequados:
1. Um encapuzado atravessou a praça e sumiu ao longe. Que vulto era _____ a vagar, altas horas da noite, pela rua deserta?
2. Jorge teria dinheiro, muito dinheiro, carros de luxo e mulheres belíssimas. _____ eram as fantasias que passavam pela mente de Jorge enquanto se dirigia para o primeiro treino na seleção.
3. Marcelo será promovido, mas terá de aposentar-se logo a seguir. Foi _____ que me revelou um amigo do diretor.
4. Todos pensam que a CPI acabará em pizza, mas não queremos acreditar _____.
5. Luís e Paulo trabalham juntos num escritório de advocacia. _____ dedica-se a causas criminais, _____ a questões tributárias.
6. Soube que você irá ocupar um alto cargo na empresa e que está de mudança para uma casa mais próxima do seu local de trabalho. Se _____ me chateou, já que somos visinhos há tantos anos, _____ me deixou muito contente.

III. Restaure a coesão nas sentenças:
1. Um homem caminhava pela rua deserta: esfarrapado, cabisbaixo, faminto, abandonado à própria sorte. _____ parecia não notar a chuva fina que caía e _____ encharcava os ossos.
2. Os grevistas paralisaram todas as atividades da fábrica. _____ durou uma semana.
3. Vimos o carro do ministro aproximar-se. Alguns minutos depois, _____ estacionava no pátio do Palácio do Governo.
4. Imagina-se que existam outros planetas habilitados. _____ tem ocupado a mente dos cientistas desde que os OVNIS começaram a ser avistados.
5. O presidente americano disse: Quem é favorável ao Eixo do Mal estará contra mim. _____ marcou uma etapa nas relações internacionais.

42 comentários:

  1. Oi Elis! Muito bom conhecer seu blog. Bem vinda ao Alfabetização em foco, ficamos felizes com uma seguidora tão consciente do seu papel de educadora e determinada com as suas escolhas. Torcemos muito para que consiga o seu mestrado e que continue firme no propósito de estudar sempre. O conteúdo do seu blog é muito valioso, vai nos ajudar muito.

    Bjus...

    ResponderExcluir
  2. OLÁ ELIS,

    MUITO OBRIGADA PELA AJUDA.PARTILHAR É SEMPRE MUITO BOM.

    BEIJOS,

    CLAUDIA

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha esse blog! Estou estudando sobre coerência e coesão e estou com algumas dúvidas...Será que posso contar com a sua ajuda?

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigado professora me ajudou mesmo!!!!

    ResponderExcluir
  6. acho q deveria ter um jeito de se fazer esses exercícios na hora mostrar onde esta errado e corrigir, ficaria mais facil para aprender.

    ResponderExcluir
  7. obrigada professora me ajudou muito, beijos!

    ResponderExcluir
  8. me ajudou muito esse site, iria fazer uma prova sobre isso e a professora não tinha explicado, esse site tirou todas minha dúvidas... sarah

    ResponderExcluir
  9. Muito boa a explicação e os exercícios ajudaram muito.

    ResponderExcluir
  10. Adorei o seu blog...gostei da aula e dos exercicios.Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Para mim foi de grande valia. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  12. obrigado me ajudou muitooooo!!!!

    ResponderExcluir
  13. vc é mto criativa. amei!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá Elis, parabéns pelo seu Blog muito sugestivo e interessante para a Língua Portuguesa. Foi bem proveitoso pois me ajudou a montar parte de uma aula.
    Aguardo-a em meu blog, sugestionado quando achar necessário.
    Abçs

    ResponderExcluir
  15. Utilizei parte do seu conteúdo sobre coerência e coesão em minhas aulas. A linguagem está bem fácil.

    ResponderExcluir
  16. Oi Colega,
    Você poderia passar o resultado dos exercícios de coesão e coerência para eu poder conferir?
    Obrigada e seu Blog está nota 10
    Yana (yanayesdias@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  17. Costumo aplicar esse tipo de atividade para meus alunos e vou continuar aplicando. O diferencial é que vou inovar os textos.

    ResponderExcluir
  18. Já utilizei alguns exercícios parecidos, mas é sempre bom outros exemplos para estimular a linguagem escrita.

    ResponderExcluir
  19. Muito bom isso aee !!!
    Se pudesse mandar o gabarito para mim ...
    mande para mim nesse email ..
    yurigames_2007@yahoo.com.br .... agradeço desde ja !! =)

    ResponderExcluir
  20. me ajudou muito mais seria mais façio se você colocasse as respostas no final pra min conferir abraços Kevelen

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito dos exercícios,mas se nós pudéssemos responder e ter uma correção na mesma hora, ficaria ainda melhor.

    ResponderExcluir
  22. Excelente material. Muito útil. Parabéns.

    ResponderExcluir
  23. adorei o material! vou aplicá-lo em sala ainda esta semana! muito obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Ola, meu nome é Joanna Lima, e eu simplesmente A-M-E-I o seu blog, e olha q eu detesto portugues, mas é que eu nunca pensei que um dia na minha vida, portugues poderia ser tãão fácil!!! o meu pai, que é professor, já divulgou seu blog para os alunos mais interessados. cara, meu amigo andre, que nao é nada intelingente, conseguiu acertar a questao de coesão! ACREDITA? e eu, é claro, q tambem consegui, kkkkk, qro de alguma forma me agradecer
    entrarei em contato brevemente
    Atenciosamente, e mais intelingente, Joanna Lima
    BJOS E ATÉ O MEU E-MAIL QUERIDA ELIS!

    ResponderExcluir
  25. Amei este material! apresenta grande utilidade!
    Abracos!
    Prof. Helena

    ResponderExcluir
  26. Fiquei muito satisfeito com o conteudo, e mais satisfeito ainda por termos educadores como você, que investem tempo e trabalho sem remuneração para ajudar alunos e quem quer que precise desses conhecimentos. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Elis, gostei da proposta do seu blog. Estou te seguindo. Convido você a fazer uma visita ao meu blog e, se desejar, seguir-me, também. Abç!

    ResponderExcluir
  28. oiiii! sou educadora infantil, vou fazer um concurso do estado do rn e esse blog me ajudou nessa nova estrada que irei trilhar com certeza. obg. prof josiane natal rn

    ResponderExcluir
  29. oi elis gosteim muito dos eercios me ajudarm bastante.
    bjis
    pedagoga julianna

    ResponderExcluir
  30. nossa amei blog estava tentando explicar sobre coesão e coerência a meu filho do 9°ano que esta de exame e seu conteúdo foi muito bom obrigada, tomara que ele consiga por que esta difícil

    ResponderExcluir
  31. Olá Elis,amei seu blog,muito bom mesmo...
    PARABÉNS pelo belíssimo trabalho e postagens muito significativas.
    Te ofereço com carinho o selo de aprovação (pegar no meu blog na aba ofereço), vc merece!!!!
    Mil bjs

    ResponderExcluir
  32. ADOREI BOM PARA DESPERTA UM DESEJO DO CONHECER

    ResponderExcluir
  33. Obrigado foi oootimo as dicas deu pra salvar minha nota :)

    ResponderExcluir
  34. Apenas nao encontrei as respostas para correçao.

    ResponderExcluir
  35. ola meu nome é Joanna sou professora quero aplicar esse exercicio para meus alunos como obtenho as resposta? obrigada

    ResponderExcluir
  36. nossa curti muito o site continuem assim muito bom!!!

    ResponderExcluir
  37. Adorei as explicações! Parabéns pelo blog! Foi muito útil para esclarecer as minhas dúvidas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  38. Muito Obrigada pelas informações e por sua dedicação!!!!

    ResponderExcluir